Auditório Dois Candangos




            O Auditório Dois Candangos foi erguido em 21 de abril de 1962 no prédio da Faculdade de Educação, já com capacidade para 197 pessoas. A construção foi realizada em homenagem ao arquiteto Alcides da Rocha Miranda - responsável pelo conjunto arquitetônico onde se encontra o espaço cultural - e o nome foi dado em tributo a dois jovens operários, Expedito Xavier Gomes e Gedelmar Marques, que morreram em um desabamento durante a construção.


O Dois Candangos é considerado monumento vivo da história da UnB e teve grande importância em fatos históricos que envolveram a universidade, como as três invasões promovidas pelo regime militar (abril de 1964; outubro de 1965 e em agosto de 1968).

Além de servir como palco para assembléias e manifestações estudantis, o Dois Candangos também funcionou como cinema e, nessa área, teve outra participação fundamental: foi lá que, em 1965, surgiu o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que teve sua primeira edição pensada pelo então coordenador do curso de Cinema da UnB, Paulo Emílio Salles Gomes, juntamente com estudantes da disciplina. O primeiro festival recebeu o nome de: Semana do Cinema Brasileiro. A iniciativa tomou corpo novamente no ano seguinte e em 1967 a Secretaria de Cultura do Distrito Federal incorporou o encontro ao calendário oficial e realizou o 3º Festival de Brasília do Cinema, e agora os Dois Candangos vai sediar o novamente mostras de produtos do audiovisual de todo território nacional com o Projeto CinematecaUnB .



AuditórioDoisCandangos

O espaço é adequado para atender atividades como: palestras, seminários, encontros, e o projeto CinematecaUnB

Localização: Prédio da Faculdade de Educação, CampusUniversitário Darcy Ribeiro

Descrição:

Auditório para 197 pessoas 

Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 8h às 17h30

Serviço Artístico e Cultural – SAC

ICC Sul AT-194

E-mail:dea@unb.br

Telefones: (61) 3107-6799 ou (61)3017-6793











Nenhum comentário:

Postar um comentário