sexta-feira, 30 de novembro de 2012

3ª Mostra Cinemateca UnB - Cinema e Dança





Eis a 3ª Mostra Cinemateca UnB - Cinema e Dança
 

A Mostra Cinemateca UnB tem como objetivo divulgar e exibir obras de audiovisual, de todos os tipos de metragem e de diversos gêneros e temas. O evento terá o potencial catalizador das discussões, dos debates, das críticas, das produções, da inovação e do registro, consolidando um espaço de produção e de difusão, que acompanhe os novos questionamentos representativos dos produtos de audiovisual brasileiros – de cinema, de animação, de vídeo-arte, de publicidade, de documentário e de toda criação de imagem em movimento, que possa ser projetada publicamente.

O objetivo da 3º mostra Cinemateca UnB, com o tema Cinema e Dança, é trazer a importância da dança e sua performance e até onde a narrativa é influenciada através da dança e dos seus signos.
A mostra conta com um documentário e dois filme de ficção. 

Nesta mostra haverá, no debate após a exibição de cada filme, a participação de duas integrantes do Coletivo Afluentes (Coletivo de artistas de várias áreas, entre elas, artes visuais, dança, artes cênicas, música, que têm trabalhado com performances, happenings e têm desenvolvido pesquisa na área de dança teatro, com referências em Pina Bausch e Dança Butoh): Maria Claudia Vargas e Elise Hirako.

(página do Coletivo Afluentes)




PROGRAMAÇÃO


 _____
Quarta-feira, dia 05/12/2012

Nome do Filme do filme: PINA
Diretor: Wim Wenders
Roteirista: Wim Wenders

Sinopse do filme:  Pina é um filme para Pina Bausch de Wim Wenders, com o Tanztheater Wuppertal, sobre a obra única da extraordinária coreógrafa alemã que morreu em 2009. É uma viagem sensual e deslumbrante através das coreografias dançadas no palco e em locais da cidade de Wuppertal - cidade que durante 35 anos foi a casa e o centro de criatividade de Pina Bausch

Duração: 106minutos (1h 46min)  
Gênero: Documentario 
Classificação indicativa: 12 anos.


_____
Quarta-feira, dia 12/12/2012

Nome do filme: Cisne Negro (Black Swan)
Diretor: Darren Aronofsky
Roteirista: Mark Heyman

Sinopse:Beth MacIntyre (Winona Ryder), a primeira bailarina de uma companhia, está prestes a se aposentar. O posto fica com Nina (Natalie Portman), mas ela possui sérios problemas pessoais, especialmente com sua mãe (Barbara Hershey). Pressionada por Thomas Leroy (Vincent Cassel), um exigente diretor artístico, ela passa a enxergar uma concorrência desleal vindo de suas colegas, em especial Lilly (Mila Kunis). Em meio a tudo isso, busca a perfeição nos ensaios para o maior desafio de sua carreira: interpretar a Rainha Cisne em uma adaptação de "O Lago dos Cisnes".

Duração: 108 min ( 1h e 48min) 
Gênero: Ficção - Drama
Classificação indicativa: 16 anos

http://www.youtube.com/watch?v=t-weIgpXS6g


_____
Quarta-feira, dia 19/12/2012

Nome do filme: Dançando no Escuro ( Dancer in the dark)
Diretor: Lars Von Trier
Roteirista: Lars Von Trier
Sinopse:Selma Jezkova (Björk) é uma mãe-solteira tcheca que foi morar nos Estados Unidos. Ela tem uma doença hereditária que a faz perder a visão, algo que também deverá acontecer um dia a seu filho Gene (Vladan Kostig), um garoto de doze anos. Entretanto, em virtude de saber que existem médicos nos Estados Unidos que podem operar seu filho isto foi o suficiente para fazê-la imigrar para o país. Ela trabalha muito duro e guarda tudo o que ganha para a cirurgia do filho. Bill (David Morse) e Linda (Cara Seymour), seus vizinhos, juntamente com Kathy (Catherine Deneuve), uma colega de fábrica, a ajudam no que é possível, mas quando Bill se vê em dificuldades financeiras rouba o dinheiro que Selma tinha economizado duramente. Este roubo é o ponto de partida para trágicos acontecimentos.

Duração: 1h e 40 minutos
Gênero: ficção-drama- musical
Classificação indicativa: 16 anos
Elenco: Bjork, Vladan Kostig, David Morse, Cara Seymour.





____________________________


Local: 

Auditório Dois Candangos - localizado no prédio da Faculdade de Educação (Campus Universitário Darcy Ribeiro)

Horário: 

19h30

Entrada Franca!